top of page

Para aqueles que trabalham no setor siderúrgico, especificamente em um Forno Panela, sabe identificar quando a agitação está ideal no borbulhamento de argônio no momento da medição da temperatura?

Gráfico de Medição da Temperatura x Indicativo para controle da agitação de argônio

Importante é ressaltar que o controle de rinsagem e/ou borbulhamento do argônio varia de acordo com cada uma das etapas e variáveis do processo de tratamento.

No início de tratamento, o borbulhamento de argônio deve ser relativamente forte em torno de 2 a 3 minutos para assegurar “equilíbrio” entre aço e escória, inclusive para se dissolver eventuais materiais que estejam boiando sobre a escória e garantir a homogeneização do banho aço/escória.

Após esse tempo inicial, o borbulhamento deverá ser reduzido e manter brando (olho de argônio) para ser possível efetuar a medição da temperatura inicial e do teor de oxigênio para que seja necessário corrigir o teor de Alumínio (Al) que deverá ser preferencialmente em duas etapas, sendo que na primeira etapa deverá ser visada uma faixa de 0,010 a 0,030% Alumínio (Al) onde a previsão de Alumínio via celox é melhor.

 

Importante ressaltar que durante e após a adição de Al, o borbulhamento de argônio deverá se manter brando. Se trabalhar bem no controle de argônio e correção inicial dessa forma, o processo será mais rápido, economiza Alumínio e prevê-se que obterá maior acerto de Alumínio, entre outros elementos químicos.

bottom of page