
EAM Assessoria e Treinamentos no Processo Industrial e Segurança do Trabalho
Soluções de Problemas e Capacitação de Equipes
Tempo de crise é tempo de afiar o machado.

Devemos aproveitar para aprimorar nossas ferramentas de trabalho sempre que tivermos que parar ou diminuir nosso ritmo, para sermos mais eficientes diante de todos os tipos de concorrência, em cada retomada.
Quando estamos fora do mercado de trabalho, ao invés de cair no desânimo é melhor ocupar o tempo aprendendo algo novo ou escrevendo um pouco da nossa experiência para que de alguma forma possa servir para ajudar alguém que esteja começando uma carreira profissional.
Olha só uma grande lição que podemos tirar nessa parábola:
O Lenhador – Mestre e Aprendiz
O aprendiz achava que podia cortar árvores muito mais rápido que o mestre e propôs um desafio para ver quem seria o vencedor.
Ele começou como um louco, buscando cortar o mais rápido que podia enquanto olhava para o mestre e ele estava ali, praticamente parado.
Após o final da tarefa, o mestre havia ganho do aprendiz, cortando muito mais lenha do que ele.
Surpreso, o aprendiz perguntou ao mestre como ele conseguiu cortar tanta lenha, se ele parecia estar o tempo todo ali sentado?
O mestre respondeu que enquanto ele estava gastando sua energia cortando loucamente as árvores, ele estava afiando o seu machado.
Muitas vezes, planejar minuciosamente é mais importante do que executar algo de qualquer maneira.
Podemos exercitar o significado do que seria amolar o machado para nós, profissionais da área industrial.
Significa agir nas estruturas para aumentar a eficiência e a produtividade, como rever fluxos de trabalho, reavaliar margens de lucro em serviços e produtos, eliminar serviços desinteressantes, introduzir novos serviços, revisar equipamentos, avaliar a compra de novos equipamentos, reestruturar e capacitar adequadamente a equipe de trabalho.
Com o aumento de produtividade, segurança do processo e melhoria da qualidade, aumentamos nosso potencial de venda e ficamos preparados para uma retomada mais forte.
Além disso, diferente de muitos outros ramos, o profissional da área industrial está demandando dedicação maior a novos conhecimentos, tanto de soluções comerciais como de novas tecnologias em equipamentos e softwares que visem facilitar o seu dia a dia.
Este momento de “descanso” é muito apropriado para aprimorar esses conhecimentos por meio de congressos, feiras, leituras, trocas de experiência com amigos, etc. Assim melhoraremos a visão das tendências do mercado e reestruturaremos o mix de serviços e produtos para caminhar na direção do que acreditamos ser correto.
Enfim, este é o momento de se dedicar à melhoria das estruturas, administrativas, da equipe de trabalho, de produtos e serviços, etc.
E a reflexão vale muito mais no âmbito pessoal. Cabe aqui a pergunta: quem vai investir em mim, senão eu mesmo?
Em vez de ficarmos desanimados lamentando as dificuldades, vamos avançar com tranquilidade afiando nossos machados.
“O nosso tempo é limitado, então não podemos desperdiçar vivendo a vida de outra pessoa. Não podemos jamais deixar que a opinião de outros calem a nossa voz interior.”
Vamos em frente sempre!