top of page

Vazamento grande de água x Risco de Acidente grave em Aciaria

 

Grande vazamento de água dentro de um EAF pode ocasionar fortes explosões dentro do Forno, causando arrancamento de painéis e deslocamento da abóbada refrigerada que podem causar queimaduras, ferimentos graves ou até morte dos operadores que estão em torno do forno, além de danos potenciais ao equipamento em geral.

 

Os grandes alagamentos de fornos são provocados por grandes furos em painéis refrigerados e rompimento de mangueiras de alimentação dos painéis, localizados atrás da porta do forno. O excesso de água dentro do forno entra rapidamente em evaporação / decomposição, provocando uma chama azulada por entre os eletrodos e despoeiramento, sendo esse portanto um sinal desse tipo de acidente interno, o qual o operador deve ficar atento durante o processo.

 

Na sequência o excesso de água sobrenada a escória e ao movimentar o forno, a escória provoca ondas que aprisionam a água causando explosões de grandes proporções motivada pela decomposição / composição da água em hidrogênio / oxigênio, sendo este o pior dos acidentes provocados pela água no EAF.

 

Algumas soluções recomendadas:

 

  • Eliminação de mangueiras por detrás da porta de escória é uma das medidas que podem ser adotadas para oferecer um melhor nível de segurança.

 

  • Verificar projeto dos painéis para garantir que os mesmos estejam na altura máxima distantes do nível do banho líquido, de forma a evitar que sejam danificados pelo contato direto do aço ou escória provocando alagamento.

 

  • Verificar e garantir a correta regulagem do forno, aterramento correto dos painéis e principalmente, garantir que peças grandes de sucata não sejam colocadas na parte superior da carga, sendo esta uma regra de uso da sucata, vista como lei de segurança máxima.

 

  • Atenção quanto a condição dos eletrodos, pois possíveis quebras podem provocar arco próximo aos painéis refrigerados rompendo-os.

 

  • Recomenda-se que no caso de quebra de eletrodos deve-se parar o EAF e retirar a parte quebrada imediatamente após a quebra, para evitar danos ao equipamento.

bottom of page